quinta-feira, 31 de maio de 2012


INDICAÇÃO DE FILMES:

Feita por ;  CAROLINE DA CRUZ OLIVEIRA - 
Esses Filmes são recomendados para todos os professores (as), independentemente do nível de ensino em que atuam. Trata-se de obras que levam à reflexão sobre diferentes temas.
Entre os Muros da Escola

Filme francês, de Laurent Cantet, produzido no ano de 2008. Essa obra mostra como questões sociais, econômicas, políticas e culturais da sociedade interferem na vida escolar que, muitas vezes, as reproduzem. Embora o filme não seja um documentário, retrata com bastante fidelidade questões complexas das relações humanas na Educação atual. Dessa forma, essa produção aborda temas como: indisciplina, noção de autoridade e o posicionamento dos indivíduos diante da mesma, multiculturalismo, diversidade, preconceitos, noção de pertencimento de grupo, entre outros.
2.                 Escritores da Liberdade
                      


Produção norte-americana, de Richard Lagravenes, do ano de 2007. Esse filme aborda valores como: ética, responsabilidade social, honestidade, justiça, igualdade e respeito, ao retratar a difícil tarefa de lecionar quando se tem que enfrentar questões como: baixa auto-estima, agressividade, violência e insegurança por parte dos alunos que, desfavorecidos pelo sistema, não acreditam em mudanças que permitam sua efetiva inclusão social. A persistência, o comprometimento, a sensibilidade e o preparo da professora para lidar com essas questões são um verdadeiro exemplo de responsabilidade social  e amor pela profissão.

3.      Sociedade dos Poetas Mortos


Filme norte-americano, do ano de 1989, dirigido por Peter Weir. É um drama que, a ao contar a história de um excelente professor, pouco ortodoxo, que dá aulas em uma escola tradicional e conservadora, critica a submissão dos indivíduos diante de sistemas que não possibilitam a liberdade, o questionamento e o livre pensar. No entanto, ressalta a necessidade do bom senso diante da vida, que deve ser intensamente aproveitada.


4.      Minha Vida em Cor de Rosa

Produção belga, de 1997, do diretor Alain Berliner (título original: Ma Vie em Rose). Através do personagem principal, um menino de sete anos, que acredita ter nascido em um corpo errado, já que se sente uma menina, o filme trata da sexualidade humana. Aborda também questões referentes ao respeito às diferenças, à liberdade de opção sexual, à homossexualidade, ao preconceito e à intolerância. É uma obra que nos leva a refletir sobre a convivência com as diferenças.


Um comentário: